segunda-feira, 15 de março de 2010

Regata Azul



DESENVOLVIMENTO

O trabalho é desenvolvido em uma única peça, com fio duplo, costurando no término do trabalho só uma lateral.

Inicie pela pala: Trabalhe toda a pala em meia no direito e tricô no avesso, com o par de agulhas nº 5 .

Frente: Coloque 26 pontos na agulha, e trabalhe 96 carreiras, sem nenhum aumento na parte inferior. Os aumentos e diminuições serão feitos apenas na parte superior e sempre no início da carreira, após o ponto de borda.

Trabalhe 10 carreiras com 26 pontos.
Continue 20 carreiras fazendo 1 aumento a cada 4 carreiras.
Faça 2 carreiras sem aumentos (onde será colocada uma das alças)

Para o decote trabalhe 16 carreiras com 1 diminuição a cada 2 carreiras e trabalhe mais 16 carreiras aumentando 1 ponto a cada 2 carreiras. Trabalhe 2 carreiras sem aumento (onde será colocada a outra alça)

Trabalhe 20 carreiras fazendo 1 diminuição a cada 4 carreiras e finalize a parte da frente com 10 carreiras de 26 pontos.

Resumindo,os pontos na frente da largura da pala ficarão assim:

26 pontos = da 1º a 10 carreiras
(5 aumentos)
31 pontos = na 30º carreira
31 pontos = na 32º carreira (alça)
(8 diminuições)
23 pontos = na 48º carreira (centro do decote)
(8 aumentos)
31 pontos = na 64º carreira
31 pontos = na 66º carreira (alça)
(5 diminuições)
26 pontos = na 86º carreira
26 pontos = da 87º a 96º carreira

Costas: A parte das costas também terá 96 carreiras, agora sem aumentos ou diminuições na parte superior. Os aumentos e diminuições serão feitos na parte inferior, o que tornará esse modelo com a parte das costas mais comprida que a da frente.

Trabalhe da 97º a 102º carreira sem aumento (5 carreiras). Da 103º a 136º carreira faça 1 aumento a cada 4 carreira (33 carreiras), trabalhe da 137º a 147º carreiras sem aumentos (10 carreiras) (centro das costas)

Trabalhe da 148º a 158º carreira sem aumentos (10 carreiras). da 159º a 192º diminuindo 1 ponto a cada 4 carreiras (33 carreiras) e finalize da 193º a 198º carreira (5 carreiras) com 26 pontos na agulha.

CORPO DA REGATA (trabalhe com o par de agulhas nº 6)

Com o auxílio de uma agulha de crochê, levante 120 pontos ao redor da parte inferior da pala e trabalhe 4 carreiras de meia no direito e trico no avesso.

Continue trabalhando em ponto fantasia ajurado:

Ponto Fantasia Ajurado 1

1º carreira (* 12 meias, 1 laçada, 2 juntos em meia
2º carreira (* 10 tricos, 1 laçada, 2 juntos em trico, 1 laçada, 2 juntos em trico*)

Repita este motivo mais 2 vezes no sentido do comprimento, intercalando os mesmos.

Faça uma carreira em ponto meia no direito, aumentando no decorrer da mesma 20 pontos. Trabalhe o avesso em trico. Continue trabalhando as demais carreiras em ponto ajurado 2 (1 laçada, 2 juntos em meia no direito e 1 laçada, 2 juntos em trico no avesso) até o comprimento desejado. Arremate e costure a lateral da regata.

Contorne toda a barra da regata em crochê, com leques (no mesmo espaço faça 1 ponto alto 2 correntinhas, 4 vezes, e prenda com ponto baixo.
Na próxima carreira sobre o leque da carreira anterior faça 1 ponto alto 2 correntinhas 1 ponto alto no primeiro espaço do leque, no segundo espaço 2 correntinhas, 1 ponto alto 2 correntinhas, e no terceiro espaço 1 ponto alto, 2 correntinhas 1 ponto alto. Pule para o próximo leque da carreira anterior sem correntinhas.
Na próxima carreira faça 3 correntinhas e prenda com 1 ponto baixo no próximo espaço, faça assim até o fim.

Contorne toda a parte superior com uma carreira formada de 5 correntinhas, 1 ponto baixo.

ALÇAS: Com 3 fios juntos, faça 2 cordões com correntinhas do tamanho desejado para as alças e enfie cada uma iniciando pela parte mais larga da parte superior na frente da pala indo até 1/4 da parte das costas.


receita desenvolvida pela aslan.com.

2 comentários:

  1. Oi Cássia, obrigada pelas visitas e comentários. O objetivo do blog é esse mesmo, divulgar e dividir idéias dicas...E faz tempo tempo que estou prá comentar com você sobre a sua Marcela, que menina linda, fico encantada sempre que vejo sua foto!!!!!!!!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Cassia
    Tudo bem ?
    Obrigada pela divulgação dos nossos trabalhos. Só faço a ressalva que os trabalhos foram desenvolvidos por artesãs para a Aslan. No caso da regata o trabalho foi desenvolvido por mim e no caso do chale pela maravilhosa tricoteira Grace dos Tramas de Milady. Obrigada pelo carinho
    Beijo
    Miriam Nakutis

    ResponderExcluir